mulher lhe replicou: Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo... donde tens, pois, essa água viva? 12És porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os rebanhos? 13Respondeu-lhe Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, 14mas o beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.
>>>
Amulher, na época de Jesus, estava condenada a viver uma situação de inferioridade. Elas era subjulgadas pelos homens. Sofriam todo tipo de preconceito. A lei era muito mais pesada para elas do que para eles. Mas Jesus estava sempre rodeado de mulheres. Eram pobres, destinadas ao abandono, miseráveis que seguiam Jesus.
Há uma linda história de mulheres em O livro das virtudes II, de William Bennet, que conta um fato acontecido na Alemanha, na Alta Idade Média. Foi no ano de 1141. Wolf, duque da Bavária, estava cercado em seu castelo, sitiado pelos exércitos de Frederick, duque da Suábia, e de seu irmão, o imperador Konrad.
O cerco vinha de muito tempo e não havia mais nada para ser feito. Wolf resolveu se entregar ao pior de seus inimigos. As mulheres desses homens, entretanto, resolveram enviar uma men-