samaritanas. É a essa mulher despreza que Jesus se revela. Primeiro, Ele pede água. Ela se supreende com o pedido porque a conversa entre eles não seria natural. Ela achava que esse homem judeu nem sequer fosse cumprimentá-la. Ela se imaginava invisível aos homens e mais ainda aos judeus. Jesus, de fato, era um homem diferente.
Jesus muitas vezes falava por metáforas. A água que a mullher imaginava ser do poço era uma água viva. Era uma água que tinha o poder de saciar a necessidade física e a necessidade espiritual. Era um primeiro momento, a mulher não entendeu. Nem mesmo quando Ele explicou. Jesus foi além e tocou no coração daquela mulher tão sofrida.Ela já havia tido tido cinco maridos e sofria com o atual. E Jesus sabia de tudo isso. Imaginemos a surpresa da mulher. Um judeu, que em tese nem teria olhado para ela, conhece em detalhes a sua história. Sabe de sua dor, de sua angústias e medos. Conhece suas necessidades.
Os apóstolos estranham o tempo que Jesus gasta com aquela mulher samaritana. Mal sabem eles que a ela Ele se revelou.
Vamos refletir um pouco mais sobre esse conceito de "gastar tempo". Jesus não se incomoda com o fato de ela ser samaritana, de já ter tido muitos maridos, de de ser mulher, enfim. Ele que saciar a sua sede.